Foi Uma Festa!
Mateus 11:27
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai: e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
No início década de 50 nos Estados Unidos os irmãos Mc’Donald possuíam apenas uma loja de hambúrgueres e o seu diferencial, já que havia pelo menos vinte lojas na mesma rua, era a qualidade. Os habitantes da cidadezinha e até os caminhoneiros que estavam ali apenas de passagem sabiam ser os melhores sanduíches da cidade. Na se preocupavam em ficar esperando 15, 20 minutos. Eles sabiam que estavam esperando coisa boa.
No meio da década de 50 um de seus fornecedores disse: Ei Mc, seu hambúrguer é ótimo. Se for feito rápido e com muito comercial você e seu irmãos ficaram ricos. Eles ficaram. Tornaram-se simplesmente a maior franquia de fast-food na linha de hambúrgueres do mundo. Você já foi ao Mc’Donald certo? E que é mais importante: Comeu mal!
A política fast não é exclusividade da vida americana. Ela está na vida globalizada do homem que não tem mais tempo para nada. Muito menos para si. Não se pode mais parar para valorizar as coronárias. O importante é ter tempo para viver. Ainda que com as coronárias entupidas e as safenas fazendo o trabalho duro. Assim é o homem em muitas outras área da vida e não apenas na alimentação. O homem do século XXI também é fast na vida espiritual. Não existe mais aquela qualidade de outrora em nossas Igrejas. Nossos templos estavam entregando a melhor comida do bairro, cidade, nação, até que alguém disse: Ei pastor, este negócio de evangelho é muito bom, vende. Se o senhor for rápido...
A qualidade de nossa mensagem foi trocada pela rapidez que não significa necessariamente coisa boa. Antes, me dizia meu pastor, para se ordenar um homem ao ministério pastoral ele deveria ter algumas prerrogativas e são elas: Ser crente; Conhecer a Bíblia; Saber ensina-la; Ser casado; Ser modesto (não passar fome); pastorear uma igreja grande depois de ter edificado uma; ter alguém pelo qual deveria prestar contas de tudo; ser exemplo (em tudo). Você acha que em dois anos se consegue isso de uma pessoa? Nos dias atuais um artista é salvo (não vou entrar no mérito desta salvação – falo sobre isso depois) e em seis meses ele está pregando na sua mais nova denominação. Esta pessoa (I Tm 3:6) vai alimentar quem e com que palavra?
Neste carnaval vi cada coisa horrenda que me deixou atônito. Vi esta política de fast-food causar os maiores escândalos (para quem é crente de verdade) ficar roxo. Algumas pessoas que durante o ano estavam pregando nas Igrejas e dando testemunhos (bem caros por sinal, alguns de R$ 3.000,00) desfilando de tapa-sexo na escola de samba. Outros em bailes de carnaval em clubes famosos dizendo: Que alegria Cristo está feliz por eu estar feliz! Antes que você se pergunte: Mas, como o Pastor viu isso. Ele estava assistindo ao carnaval? Eu respondo dizendo que não é possível na semana do carnaval ver um telejornal que não amostre flash da folia. Assistindo ao telejornal eu não fecho os meus olhos em momentos como este. O que me contamina é o que sai e não o que entra (Mt 15:18).
Por conta desta política de ser fast nossos pastores, bons homens por sinal, se enredaram no laço do Diabo que tenta pregar a inverdade de que todos viram para Cristo e serão salvos. Se por acaso não forem salvos alguém errou. Ou não se jejuou o suficiente, ou não se orou o suficiente, ou alguém não fez a quebra de maldição necessária, ou antes do evangelismo ninguém subiu ao monte etc. Satanás implantou a sua inverdade... Foi uma festa. Mas vou deixar claro para você porque muitas pessoas insistem em se dizer de Deus e não são. Vou revelar-lhes a verdade. O que falarei aqui provém da boca de Cristo o filho do Deus vivo. Caso alguém tenha dúvidas não me chame de herege, mas de propagador das verdades ditas por Cristo.
As pessoas que estão nestes dias se dizendo crente e não o são por darem maus testemunhos estão enganadas pelo Diabo e pelos pregadores que precisam de um grande público. Estes pregadores em vez de falarem a verdade e declararem que o evangelho é o único que faz o homem ser confrontado por suas próprias debilidades e mude, com a ajuda do espírito Santo, falam que o importante é ir a Igreja. Faço a seguinte declaração: Uma pessoa que entra em uma Igreja não é crente. Assim como uma pessoa que entra numa garagem não é um carro.
Cristo deixou claro que existem pessoas que nunca poderão ouvi-Lo. Elas nunca entenderão o que Ele diz e isso por um fato simples: Não foram feitos para isso. Deus não os fez para a salvação e pronto. Sua natureza não é a da honra e sim da desonra. Não há neles nada de Deus e, por isso, ouvindo não entenderão. Vendo não enxergarão. Vamos a materialidade das provas.
Foi Cristo quem disse:
João 8:12
Falou-lhes, pois, Jesus, outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Não há possibilidade de uma pessoa seguir a Jesus e andar em trevas. É ele quem nos santifica.
João 8:14
Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou.
João 7:34
Vós me buscareis, e não me achareis; e, onde eu estou, vós não podeis vir.
Cristo está declarando que mesmo que alguns o busquem não vão encontrá-Lo. Onde Ele está alguns, na verdade muitos, não poderão ir.
João 8:23
E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
Cristo esta declarando o lado e o lugar de muitos que inssistem em se dizer filhos de Deus.
João 8:25
Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já, desde o princípio, vos disse.
Cristo está dizendo, sem meias palavras, que existem pessoas que mesmo ouvindo da boca do próprio Deus as Suas palavras nunca vão entender.
João 8:35
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
As palavras de Cristo sempre foram dirigidas aos que Nele criam. É bem verdade que outros que não criam ouviam, mas só escutava e escuta nos dias atuais quem é d’Ele.
João 8:36
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Cristo fala sobre uma verdade muito esquecida nos dias atuais. Tudo hoje salva. Congressos, pastores, conferencistas etc. Pessoas são levadas atravessar a cidade para Deus falar com elas. E não porque elas desejam é porque são ensinadas que existem lugares em que Deus fala e outros não.
João 8:41-42
Vós fazeis as obras do vosso Pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Texto Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim, de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Não há dúvidas que aqui Cristo está quebrando todos os alicerces humanos. Aqueles que se achavam e se acham filhos de Deus devem ler isso muito bem quando não conseguem se firmar na Obra de Deus, quando causam escândalos na Igreja, quando não mudam de vida... Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis...
João 8:44
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
A paternidade é algo importante. E Cristo não esconde de ninguém!
João 8:47
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
Não carregue em você o peso de uma pessoa que não se porta como crente. Se ela não é de Deus não pode ouvir e nem nunca ouvirá.
João 8:59
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.
Algumas pessoas são tão cegas, e permanecerão assim, que até para apedrejarem a Obra de Deus, ficam cegas e não podem fazê-la.
Não se preocupe. Se você está pensando como pode existir um homem para o bem e outro para o mal. Se você está dizendo; Como Deus pode fazer isso? Bem, temos mais outros versículos.
Romanos 9:14-15
Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois dizia Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Romanos 9:21
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para, da mesma massa, fazer um vaso para honra e outro para desonra?
II Timóteo 2:20
Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
Assim, estamos tendo a oportunidade de fugir desta onda fast. O evangelho não é definitivamente para o mundo inteiro no sentido de salvação. Deus predestinou seus filhos (Rm 8:29; Jo 17:24; Ef 1:4) e eles, somente eles, conhecerão a Deus. Isso sim é qualidade.
Soli Deo Gloria
Rev. Alexandre Pereira
Bispo Primaz e Presidente
Mateus 11:27
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai: e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
No início década de 50 nos Estados Unidos os irmãos Mc’Donald possuíam apenas uma loja de hambúrgueres e o seu diferencial, já que havia pelo menos vinte lojas na mesma rua, era a qualidade. Os habitantes da cidadezinha e até os caminhoneiros que estavam ali apenas de passagem sabiam ser os melhores sanduíches da cidade. Na se preocupavam em ficar esperando 15, 20 minutos. Eles sabiam que estavam esperando coisa boa.
No meio da década de 50 um de seus fornecedores disse: Ei Mc, seu hambúrguer é ótimo. Se for feito rápido e com muito comercial você e seu irmãos ficaram ricos. Eles ficaram. Tornaram-se simplesmente a maior franquia de fast-food na linha de hambúrgueres do mundo. Você já foi ao Mc’Donald certo? E que é mais importante: Comeu mal!
A política fast não é exclusividade da vida americana. Ela está na vida globalizada do homem que não tem mais tempo para nada. Muito menos para si. Não se pode mais parar para valorizar as coronárias. O importante é ter tempo para viver. Ainda que com as coronárias entupidas e as safenas fazendo o trabalho duro. Assim é o homem em muitas outras área da vida e não apenas na alimentação. O homem do século XXI também é fast na vida espiritual. Não existe mais aquela qualidade de outrora em nossas Igrejas. Nossos templos estavam entregando a melhor comida do bairro, cidade, nação, até que alguém disse: Ei pastor, este negócio de evangelho é muito bom, vende. Se o senhor for rápido...
A qualidade de nossa mensagem foi trocada pela rapidez que não significa necessariamente coisa boa. Antes, me dizia meu pastor, para se ordenar um homem ao ministério pastoral ele deveria ter algumas prerrogativas e são elas: Ser crente; Conhecer a Bíblia; Saber ensina-la; Ser casado; Ser modesto (não passar fome); pastorear uma igreja grande depois de ter edificado uma; ter alguém pelo qual deveria prestar contas de tudo; ser exemplo (em tudo). Você acha que em dois anos se consegue isso de uma pessoa? Nos dias atuais um artista é salvo (não vou entrar no mérito desta salvação – falo sobre isso depois) e em seis meses ele está pregando na sua mais nova denominação. Esta pessoa (I Tm 3:6) vai alimentar quem e com que palavra?
Neste carnaval vi cada coisa horrenda que me deixou atônito. Vi esta política de fast-food causar os maiores escândalos (para quem é crente de verdade) ficar roxo. Algumas pessoas que durante o ano estavam pregando nas Igrejas e dando testemunhos (bem caros por sinal, alguns de R$ 3.000,00) desfilando de tapa-sexo na escola de samba. Outros em bailes de carnaval em clubes famosos dizendo: Que alegria Cristo está feliz por eu estar feliz! Antes que você se pergunte: Mas, como o Pastor viu isso. Ele estava assistindo ao carnaval? Eu respondo dizendo que não é possível na semana do carnaval ver um telejornal que não amostre flash da folia. Assistindo ao telejornal eu não fecho os meus olhos em momentos como este. O que me contamina é o que sai e não o que entra (Mt 15:18).
Por conta desta política de ser fast nossos pastores, bons homens por sinal, se enredaram no laço do Diabo que tenta pregar a inverdade de que todos viram para Cristo e serão salvos. Se por acaso não forem salvos alguém errou. Ou não se jejuou o suficiente, ou não se orou o suficiente, ou alguém não fez a quebra de maldição necessária, ou antes do evangelismo ninguém subiu ao monte etc. Satanás implantou a sua inverdade... Foi uma festa. Mas vou deixar claro para você porque muitas pessoas insistem em se dizer de Deus e não são. Vou revelar-lhes a verdade. O que falarei aqui provém da boca de Cristo o filho do Deus vivo. Caso alguém tenha dúvidas não me chame de herege, mas de propagador das verdades ditas por Cristo.
As pessoas que estão nestes dias se dizendo crente e não o são por darem maus testemunhos estão enganadas pelo Diabo e pelos pregadores que precisam de um grande público. Estes pregadores em vez de falarem a verdade e declararem que o evangelho é o único que faz o homem ser confrontado por suas próprias debilidades e mude, com a ajuda do espírito Santo, falam que o importante é ir a Igreja. Faço a seguinte declaração: Uma pessoa que entra em uma Igreja não é crente. Assim como uma pessoa que entra numa garagem não é um carro.
Cristo deixou claro que existem pessoas que nunca poderão ouvi-Lo. Elas nunca entenderão o que Ele diz e isso por um fato simples: Não foram feitos para isso. Deus não os fez para a salvação e pronto. Sua natureza não é a da honra e sim da desonra. Não há neles nada de Deus e, por isso, ouvindo não entenderão. Vendo não enxergarão. Vamos a materialidade das provas.
Foi Cristo quem disse:
João 8:12
Falou-lhes, pois, Jesus, outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Não há possibilidade de uma pessoa seguir a Jesus e andar em trevas. É ele quem nos santifica.
João 8:14
Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou.
João 7:34
Vós me buscareis, e não me achareis; e, onde eu estou, vós não podeis vir.
Cristo está declarando que mesmo que alguns o busquem não vão encontrá-Lo. Onde Ele está alguns, na verdade muitos, não poderão ir.
João 8:23
E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
Cristo esta declarando o lado e o lugar de muitos que inssistem em se dizer filhos de Deus.
João 8:25
Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já, desde o princípio, vos disse.
Cristo está dizendo, sem meias palavras, que existem pessoas que mesmo ouvindo da boca do próprio Deus as Suas palavras nunca vão entender.
João 8:35
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
As palavras de Cristo sempre foram dirigidas aos que Nele criam. É bem verdade que outros que não criam ouviam, mas só escutava e escuta nos dias atuais quem é d’Ele.
João 8:36
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Cristo fala sobre uma verdade muito esquecida nos dias atuais. Tudo hoje salva. Congressos, pastores, conferencistas etc. Pessoas são levadas atravessar a cidade para Deus falar com elas. E não porque elas desejam é porque são ensinadas que existem lugares em que Deus fala e outros não.
João 8:41-42
Vós fazeis as obras do vosso Pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Texto Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim, de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Não há dúvidas que aqui Cristo está quebrando todos os alicerces humanos. Aqueles que se achavam e se acham filhos de Deus devem ler isso muito bem quando não conseguem se firmar na Obra de Deus, quando causam escândalos na Igreja, quando não mudam de vida... Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis...
João 8:44
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
A paternidade é algo importante. E Cristo não esconde de ninguém!
João 8:47
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
Não carregue em você o peso de uma pessoa que não se porta como crente. Se ela não é de Deus não pode ouvir e nem nunca ouvirá.
João 8:59
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.
Algumas pessoas são tão cegas, e permanecerão assim, que até para apedrejarem a Obra de Deus, ficam cegas e não podem fazê-la.
Não se preocupe. Se você está pensando como pode existir um homem para o bem e outro para o mal. Se você está dizendo; Como Deus pode fazer isso? Bem, temos mais outros versículos.
Romanos 9:14-15
Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois dizia Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Romanos 9:21
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para, da mesma massa, fazer um vaso para honra e outro para desonra?
II Timóteo 2:20
Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
Assim, estamos tendo a oportunidade de fugir desta onda fast. O evangelho não é definitivamente para o mundo inteiro no sentido de salvação. Deus predestinou seus filhos (Rm 8:29; Jo 17:24; Ef 1:4) e eles, somente eles, conhecerão a Deus. Isso sim é qualidade.
Soli Deo Gloria
Rev. Alexandre Pereira
Bispo Primaz e Presidente