
Orando Por Mais
Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
(Marcos 11:24)
Tenho por certo que a Igreja de Cristo não tem mis por falta de uma oração direcionada e correta. O texto de Marcos 11:24, mesmo sendo um “texto isolado” fala muito sobre o poder da oração direcionada. Sabemos que muito já foi escrito sobre oração e muito se fala até hoje sobre oração específica, oração de guerra, oração de libertação e etc. O que se precisa ter na oração, antes de tudo, é a oração. Não adianta falar de oração, tens que falar na oração. Perderemos tempo falando às pessoas que Deus quer isso ou aquilo e depois despedimos o povo dizendo: - Orem por isso! Não, isso não basta. Temos que fazer o que Jesus fez antes de ensinar estas palavras sobre a oração – Ele orou. Quando o resultado foi visto ele explicou o poder da oração.
A Igreja poderá ter todas as coisas que pedir. A oração é sem nenhuma dúvida um canal de petição inicial para que o processo se desenrole. Mais saiba uma coisa: assim como uma oração mal feita, é a Petição Inicial inepta – simplesmente é indeferida. No Direito Brasileiro existe um artigo no Código de Processo Civil 295 que diz que um pedido ao Juiz será negado quando:
I - quando for inepta;
II – quando a parte for manifestadamente ilegítima;
III – quando o autor carecer de interesse processual; etc.
Assim temos muitas orações. Primeiro ela é inepta, ou seja, falta a causa de pedir. Pessoas usam a oração para pedir o que não precisam ou o que simplesmente é fútil (Tiago 4:3). Ainda temos as orações onde as partes são completamente ilegítimas. São os casos de pessoas que pedem para que o seu parceiro ou parceira se decidam em nome de Jesus com quem vai ficar se com a amante ou o amante (que está orando) ou com a esposa ou marido que está em casa sem conhecer o caso extraconjugal. E terminamos com as orações que não devem existir. É o caso do irmão que estava na Igreja em um culto com ar de preocupado. Enquanto eu ministrava notei seu semblante diferente e no término do culto fui até ele e perguntei: - O que está acontecendo? Ele me olhou sorriu e disse: - Tudo na bênção. Neste momento se juntaram a nós mais três irmãos. Não satisfeito fiz novamente a pergunta, só que desta vez disse que sabia não estar nada bem. Ele respondeu acanhado: - Estou com problemas, pois não consigo pagar minha conta de luz e estou com aviso de corte. Estou desempregado e... Neste momento um irmão disse: - Vamos levantar uma oração aqui e agora para Deus mover Se braço forte. Todos disseram aleluia! Eu disse: - Não vamos orar coisa nenhuma! Todos me olharam com áqüea cara de quem esperava que o Reverendo fosse um homem mais espiritual. Naquele momento eu disse o seguinte: Quanto é a conta de luz? Ele respondeu: - Trinta e nove reais Reverendo. Continuei: - Façamos uma oferta aqui agora. Serão R$ 10,00 de cada um. Estendi a mão no meio da roda e disse coloquem aqui, pois o meu já estava na mão. Em pouco tempo o irmão estava com sua conta paga.
Não adianta orarmos por aquilo que necessita de atitude. Existem milagres sem oração, saiba disso. Existem milagres que um coração transformado faz sem necessitar subir o monte. A verdade e que muita gente crê na oração, mas não crê que a oração poderá mudar o seu modo de vida e seus desejos. Quando a oração mudar quem somos e realmente influenciar nossa vida, então valerá a pena orar para receber tudo o que pedimos.
Aprenda a orar.