segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tá Tudo Dominado!

Tá Tudo Dominado

Convém, pois, que o bispo seja... (I Tm 3:2)

Não que eu tenha um surto psicótico e esteja apenas falando sobre o Catolicismo Romano. Não, nada disso. A verdade é que eu tenho presenciado muitos acontecimentos “hediondos” na Igreja que se diz “reformada” que parece que a reforma não deu certo e que o prédio vai cair. A cada palavra que ouço uma frase vem ao meu coração: Cuidado com o infarto! É duro ouvir algumas coisas que nestes ias chegam ao meu pavilhão auditivo. Se pudesse ficar somente no pavilhão auditivo, tudo bem. O problema é que ele faz o seu papel. Recebe as ondas sonora, e envia para o ouvido médio, que por sua vez segue a natureza do perfeito Deus, e envia para o ouvido interno. Pronto! Escuto aquela fase de novo: Cuidado com o infarto!
Coronárias à parte, eu ouvi o seguinte: O Brasil está definido! Eu pensei que era a questão política. Segundo turno só em São Paulo e Rio de Janeiro. Nada. A definição é “espiritual”. Isso mesmo. Dizia o locutor que o Brasil está dividido da seguinte forma: Quatro Apóstolos estão com a responsabilidade espiritual sobre o Brasil. Quem estiver debaixo da cobertura deles vai ter um crescimento na Igreja avassalador, quem não estiver...
Esta definição é feita assim: Pegue um mapa do território nacional. Divida-o em quatro partes riscando duas linhas sendo uma na horizontal e outra na vertical. Escreva em sentido horário, a partir do quadrante superior esquerdo a letra “A” e em seguida, faça isso até chegar no inevitável “D”. Pronto. Aí estão as áreas de responsabilidade dos “apóstolos”. E creia, o Brasil só poderá crescer debaixo desta autoridade. Céus, enquanto escrevo ouço vozes. Serão os traços da esquizofrenia?
Mas, você pergunta: Bispo, e a Igreja Católica Romana, o que tem com isso? Bem, eu só queria fazer uma alusão às palavras ditas após um conclave: Habemus Papam. Habemus Papam é o texto lido pelo cardeal protodiácono informando que um Sumo Pontífice fora eleito. Eu queria saber quando foi o Conclave para eleger estes Apóstolos que são os “representantes da Igreja Reformada no Brasil”. Ninguém me chamou. Se me chamasse eu não ia mesmo, mas onde aconteceu o evento? Teve fumaça branca? Os representantes da Igreja se reuniram onde? Será que aconteceu como o Conclave do Século IV, onde os que se reuniram ficaram mais de dois anos e não conseguiram escolher e só depois de uma “surra” literalmente falando, eles elegeram um pederasta?
Sinto, neste momento, sinais de uma angina pectoris. E se um destes “apóstolos” for mercenário? E se um deles for separado da esposa? E se um deles estiver metido com a política? E se um deles for tão infantil que acabe sendo “garotinho”? Céus!
Por fim, já com o telefone do meu cardiologista nas mãos, deixo claro que a Igreja Católica Romana, assume seus atos, menos a pedofilia, e tem um Papa, enquanto que a Igreja Evangélica fica lutando para ver quem é seu representante, sendo que ninguém quer um. Ou pelo menos até o final do segundo turno ninguém quer, depois, só Deus sabe.

Nenhum comentário: